Jornal do Tempo | Notícias

Temporais deixam um morto e 70 feridos em São Francisco de Paulo, RS

Chuva forte causou milhares de ocorrências no Rio Grande do Sul neste domingo (12)

13/03/2017 14:05:00

Por: Monique Gentil

Uma frente fria trouxe temporais intensos para o Rio Grande do Sul neste domingo (12). Apesar de chuva ter acontecido de forma rápida, os acumulados ficaram entre os 60mm e 100mm e vieram acompanhados de fortes vendavais que causaram milhares de ocorrências pelo Estado Gaúcho. Na Serra Gaúcha, uma das cidades mais afetadas foi São Francisco de Paula.

Apesar da hipótese de tornado, o evento meteorológico que danificou severamente pelo menos 500 residências do município ainda não foi confirmado. “É preciso primeiro ter acesso às imagens aéreas para ter noção da dimensão dos efeitos causados, mas essas informações foram inviabilizadas por conta do mau tempo, que diminuiu a visibilidade no local”, explica o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia. Outros possíveis sistemas que também podem ter causado os transtornos são uma microexplosão, ou uma nuvem de tempestade.

Um homem morreu por conta do desabamento de um imóvel durante a tempestade. Pelo menos 10 pessoas estão desaparecidas, 70 ficaram feridas e duas em estado grave tiveram de ser transferidas para um hospital em Canoas, município próximo. Houve queda de energia, e mais de mil desabrigados foram realocados no ginásio municipal e em escolas que permanecerão fechadas para as aulas nesta segunda-feira (13), sem previsão de retorno.


Casas foram destruídas em São Francisco de Paula/ Fonte: Filipe Peixoto via Band RS
Outras cidades como Santa Maria e a capital, Porto Alegre, também tiveram transtornos com alagamentos e queda de energia. Deslizamentos de terra provocados pelos temporais, também deixaram o trecho da BR-116 em Caxias do Sul interditado nos dois sentidos.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) deixou todo o Rio Grande do Sul em estado de alerta para novas ocorrências. Apesar disso, com o avanço da frente fria na direção do Sudeste, o tempo volta a abrir no Estado gaúcho no início desta semana, e a previsão da Somar é de que outra frente fria chegue ao Estado entre a quarta e a quinta-feira (16).

Últimas notícias

Buscar notícias