Jornal do Tempo | Notícias

Próxima semana será de calor no Brasil

Tempo só deve mudar no início do Carnaval

17/02/2017 14:15:00

Por: Ana Clara Guerra

A próxima semana vai ser marcada pelo tempo abafado e quente em praticamente todo o Brasil.

De acordo com a Somar Meteorologia, as temperaturas máximas devem ficar na casa dos 35ºC em Porto Alegre e dos 30ºC em Florianópolis e Curitiba. Além disso, a máxima pode chegar aos 33ºC no Estado de São Paulo, aos 35ºC no Rio de Janeiro, 36ºC em Mato Grosso do Sul e boa parte do Nordeste. O calor só deve diminuir nos próximos dias no oeste da região Norte por conta do excesso de nebulosidade e a temperatura durante as tardes devem ficar abaixo dos 30ºC em Manaus.

Enquanto o calor predomina no Brasil, as chuvas mais volumosas seguirão concentradas sobre a metade norte do país pelo menos até a metade da semana. Porém, as simulações meteorológicas indicam que as precipitações perdem intensidade em relação aos últimos dias no Nordeste, especialmente entre Maranhão e Rio Grande do Norte, e passam a migrar do leste para o oeste da região Norte a partir de terça-feira (21), podendo trazer acumulados elevados entre Amazonas, Roraima e Rondônia.

Para o Centro-Sul do país, a semana vai ser marcada pelas pancadas de curta duração e típicas de verão em boa parte do Sudeste e do Mato Grosso do Sul, enquanto que as pancadas continuam em Goiás e Brasília, e de forma mais intensa no norte de Mato Grosso principalmente durante a segunda-feira (20).

Já na região Sul, a mudança no tempo só acontecerá a partir de quarta-feira (22) com o avanço de uma frente fria no Rio Grande do Sul, que depois seguirá para Santa Catarina e Paraná. Até lá, a previsão é de chuva fraca nos dois Estados e instabilidades mais intensas apenas na fronteira gaúcha com o Uruguai.

Últimas notícias

Buscar notícias