Jornal do Tempo | Notícias

Fim de semana será típico de verão

Previsão é de chuva volumosa na metade norte do Brasil

16/02/2017 11:55:00

Por: Ana Clara Guerra

As chuvas devem continuar volumosas sobre a metade norte do país, entre a região Norte, Nordeste e parte do Centro-Oeste neste fim de semana que antecede o Carnaval e com isso, pouca coisa deve mudar sobre boa parte do Brasil.

A previsão da Somar Meteorologia na região Sul é de que a chuva diminui neste sábado (18) sobre a metade sul gaúcha e são esperadas pancadas de chuva isoladas a partir da tarde entre o norte do Rio Grande do Sul e o Paraná, mas com possibilidade de descargas elétricas. Para domingo (19), a precipitação perde ainda mais intensidade, com uma variação de nebulosidade e temperaturas mais elevadas na metade oeste dos Estados.

Na região Sudeste o que vai predominar é o tempo firme durante o fim de semana, em uma condição típica de verão, já que a expectativa é de chuva em pontos isolados entre a tarde e a noite, especialmente no norte de São Paulo, no Triângulo Mineiro e Espírito Santo. Além disso, os termômetros devem registrar máxima em torno dos 30ºC e mínima entre 15ºC e 20ºC nos quatro Estados.

No entanto, a chuva segue por todo o Centro-Oeste e deve ganhar força principalmente ao longo da tarde de sábado em boa parte da região. Durante o domingo, a precipitação volta a ser forte sobre o Mato Grosso, o que pode causar transtornos como alagamentos, além do oeste de Goiás e norte de Mato Grosso do Sul.

Já na faixa norte do país, o destaque para o fim de semana vai ser as chuvas volumosas no litoral norte do Nordeste e acumulados elevados na região Norte, entre o Pará e o Acre, com forte potencial para transtornos. Apesar das instabilidades, o tempo segue abafado com máxima na casa dos 30ºC.

Últimas notícias

Buscar notícias