Jornal do Tempo | Notícias

Norte: Volumes excessivos de chuva deixam cidades em alerta para inundações

Chuvas ocorrem até o final de fevereiro na região

15/02/2017 16:02:00

Por: Redação Somar

A região Norte começou o mês com muita chuva, principalmente nos Estados do Amazonas, Acre, Pará e Tocantins. Algumas cidades registraram precipitações durante todos os dias até agora e segundo a Somar Meteorologia, os temporais devem continuar em toda a região até o final de fevereiro.

Os dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) apontam que a região de Marabá, no Pará, já está com acumulados quase um quarto acima da média. Foram 441mm em 12 dias de chuva, ante os 357mm esperados para o mês. Perto dali, a cidade de São Félix do Xingu chegou a acumular mais da metade da média, com 15 dias de chuva e 200,5mm acumulados, o que deixou o Rio Xingu em risco de inundação.

O meteorologista da Somar, Celso Oliveira, explica que “a chuva, provocada pelo calor e alta umidade da Amazônia, deve continuar a atingir toda a região Norte nos próximos dias, o que é normal nesta época do ano”. Mas pode elevar ainda mais o nível de rios que já estão em estado de alerta pelo CPRM (Serviço Geológico do Brasil), como o Xingu na altura de Porto Moz, no Pará e Rio Acre, em Assis Brasil.

Segundo o especialista, as chuvas deste ano devem continuar na região mesmo após o término do verão. “Os acumulados devem continuar elevados durante todo o mês de março. Já em abril, as pancadas tendem a perder um pouco da força e volume, mas continuam acontecendo em todo o Norte do país”, finaliza.

Últimas notícias

Buscar notícias