Jornal do Tempo | Notícias

Chuva atinge o Centro-Norte do país neste fim de semana

Precipitações devem aliviar crise hídrica no interior nordestino e norte de Minas Gerais e Espírito Santo

12/01/2017 16:31:00

Por: Monique Gentil

A passagem de uma frente fria trouxe chuva volumosa para a região Sul durante esta semana e cidades como Paranaguá, no litoral do Paraná, tiveram recordes de volume registrado com mais de 200mm de chuva em apenas 24h, mas o padrão deve mudar nos próximos dias e de acordo com a Somar Meteorologia, o fim de semana promete chuva para o Centro-Norte, enquanto o tempo volta a ficar firme na região Sul.

A frente fria se afasta para o oceano desde a quinta-feira (12), mas ainda organiza a umidade vinda da região Norte e espalha chuva pelo Sudeste e Centro-Oeste do país. “Os maiores volumes de chuva atingem o oeste do Amazonas e o Acre. No Centro-Oeste a chuva ocorre de forma mais moderada, mas no Sudeste, grandes volumes são previstos entre o norte de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais até a sexta-feira (13)”, comenta a meteorologista da Somar, Graziella Gonçalves.

No sábado, o tempo firme predomina na região Sul, e favorece quem pretende curtir a praia no fim de semana. As temperaturas se elevam e chegam perto dos 35ºC em Florianópolis. “O tempo fica proveitoso também no litoral de São Paulo, com poucas nuvens intercalando com períodos de sol, e máximas em torno dos 33ºC”, afirma Graziella.

Mas as praias mais proveitosas mesmo estarão no Nordeste, onde o tempo promete ficar firme durante todo o fim de semana desde o litoral sul da Bahia, até as praias do Rio Grande do Norte, com possibilidade mínima de chuva. Já o interior nordestino, quem vem enfrentando a pior seca dos últimos 100 anos, deve receber um alívio com a continuidade das chuvas, que atingem desde a quarta-feira (11) a região do MATOPIBA (áreas que abrangem parte do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Segundo Graziella, “outra área que também deve se beneficiar com a chuva neste fim de semana, é o norte de Minas Gerais e Espírito Santo, onde algumas cidades estão há cerca de um mês sem registrar precipitações”.

Vem mais chuva

Após um fim de semana de tempo firme e favorável às atividades ao ar livre, a passagem de um novo sistema deve trazer chuvas para o Rio Grande do Sul, e a próxima semana deve começar com chuvas moderadas no Estado gaúcho. Ao longo da semana, a chuva se espalha, e atinge também os Estados de Santa Catarina e Paraná.

A chuva também deve voltar a atingir a capital paulista, a partir da segunda-feira (16). “A próxima semana, será marcada pela chuva em grande parte do país, com as precipitações se espalhando por todas as regiões”, finaliza Graziella.

Últimas notícias

Buscar notícias