Jornal do Tempo | Notícias

Paraná tem chuva acima dos 250mm em 12 horas

Região de Paranaguá registra 90% da chuva esperada para janeiro. Confira

12/01/2017 13:44:00

Por: Ana Clara Guerra

A chuva entre a noite de quarta-feira (11) e madrugada desta quinta-feira (12) na região de Paranaguá, no litoral do Paraná.

Os registros do SIMEPAR (Sistema Meteorológico do Paraná) apontam que foram 268mm de chuva nas últimas 12 horas e 244mm pelo CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) durante o mesmo período, o que representa algo em torno dos 90% de toda a chuva prevista para o mês de janeiro.

Segundo a Somar Meteorologia, a última vez que choveu mais do que 150mm foi em março de 2011, mas mesmo assim, o valor não chegou nem perto do que foi registrado desta vez.

O que explica os valores tão elevados é a passagem de uma frente fria pela costa e a previsão para esta quinta-feira (12) é de tempo instável sobre o Paraná. O sistema meteorológico chega à região Sudeste, mas ainda ajuda a organizar instabilidades sobre o Estado, juntamente com a umidade vinda do oceano e um sistema de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e a Argentina. E desta vez, os maiores acumulados devem ficar concentrados no litoral norte paranaense.

Já a partir de sexta-feira (13), o tempo volta a ficar firme em todo o Estado. “Uma nova frente fria vai avançar pela região Sul durante o fim de semana, mas os acumulados não devem ser tão elevados. Apenas no decorrer da próxima semana é que a chuva voltará a ser mais abrangente no Paraná”, comenta a meteorologista Nadiara Pereira.

Últimas notícias

Buscar notícias