Jornal do Tempo | Notícias

Nordeste: Condições do tempo favorecem turismo

Chuva atinge o interior e norte da região, enquanto o tempo firme predomina no litoral leste

11/01/2017 15:28:00

Por: Monique Gentil

A seca perdura no interior nordestino, enquanto a chuva não para no norte da região. Precipitações volumosas têm sido registradas nos litorais do Maranhão, Piauí e Ceará por conta da atuação de uma ZCIT (Zona de Convergência Intertropical), fenômeno que provoca chuvas no Nordeste durante o verão. Já no litoral leste, o tempo promete ser favorável para quem pretende curtir as férias de janeiro nas praias.

Desde o início do verão, a atuação de um VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis) tem impedido a passagem das chuvas para o interior e leste do Nordeste, o que tem prejudicado os reservatórios de água e afetado o abastecimento de muitas cidades. “A chuva até consegue atingir a faixa litorânea no leste, por conta do calor e da umidade vinda do mar, mas é de forma fraca e isolada, diferente do interior, onde a chuva praticamente não chega”, comenta a meteorologista Fabiene Casamento, da Somar Meteorologia.

Apesar de o cenário não ser o ideal para os moradores da região que dependem da chuva, as condições são favoráveis para quem vai “turistar” nas praias. Desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Norte, o tempo firme deve predominar até o fim de janeiro. “Chuvas isoladas ainda podem ocorrer, mas principalmente no período da manhã e não atrapalham a diversão”, afirma Fabiene. Além disso, as temperaturas ficam elevadas e as máximas ficam acima dos 32ºC em todo o litoral.

Chuva volta a atingir o interior
Segundo Fabiene, ventos em altitude na borda do VCAN somados à ZCIT devem intensificar ainda mais a chuva no Maranhão e Ceará, onde inclusive foi registrado queda de granizo no início desta semana. “O maior volume acontece no norte dos dois estados e os acumulados podem chegar aos 100mm até o fim de semana e podem causar transtornos”, alerta.

O interior nordestino também deve voltar a ver chuva nesta semana. “As cidades localizadas no centro-sul do Maranhão e do Piauí devem receber até 200mm de chuva, somando os acumulados dos próximos dias até a próxima quinta-feira (19). Depois a chuva perde força e só deve voltar em fevereiro, mas alivia a seca nas áreas do MATOPIBA (região que compreende parte do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Últimas notícias

Buscar notícias