Jornal do Tempo | Notícias

Região Sul continua com chuva nesta semana

Confira

09/01/2017 13:37:00

Por: Ana Clara Guerra

A região Sul do país tem recebido chuva desde o início do mês e de acordo com a Somar Meteorologia, pouca coisa deve mudar nos próximos dias.

A segunda-feira (09) será de chuva sobre grande parte do Rio Grande do Sul, por conta de um corredor de umidade que alimenta uma área de baixa pressão atmosférica na Argentina e espalha instabilidades especialmente entre o centro e oeste gaúcho, onde são esperados os maiores acumulados. Porém, não estão descartadas as rajadas de vento e potencial para queda de granizo nas demais áreas da região.

Uma nova frente fria vai voltar a atuar no Sul do Brasil a partir de terça-feira (10) e trazer chuva forte para toda a região, por conta de um reforço de um sistema de baixa pressão entre Argentina e Uruguai, da circulação dos ventos fortes em altitude e também de um corredor de umidade que vem da Amazônia.

O sistema meteorológico vai avançar em direção ao Sudeste na quarta-feira (11) trazendo mais precipitação para os três Estados, com os maiores volumes concentrados entre o norte gaúcho e leste paranaense, inclusive com potencial para transtornos no leste de Santa Catarina.

“Depois disso, conforme a frente fria se desloca, a chuva perde força e vem em forma de pancadas na região”, comenta a técnica em meteorologia, Patricia Vieira.

Já em relação às temperaturas, o calor continua nesta segunda-feira, com máxima de 36ºC no oeste gaúcho, mas fica entre 27ºC e 30ºC na faixa leste do Estado. Mas por conta do excesso de chuva, a máxima não deve se elevar muito na faixa leste da região e entre as capitais Porto Alegre e Florianópolis, os termômetros ficam abaixo dos 27ºC entre terça-feira e quarta-feira. Já o friozinho pela manhã aumenta a partir de quinta-feira, mas longe de extremos.

Últimas notícias

Buscar notícias