Jornal do Tempo | Notícias

Frio: Temperatura fica negativa em algumas cidades do país

Dia é o mais frio do ano em diversos municípios do Centro-Sul

09/06/2016 12:24:00

Por: Ana Clara Guerra

A quinta-feira (09) começou gelada e com recordes de temperatura em várias áreas do país, especialmente no Centro-Sul, por conta do avanço de uma forte massa de ar polar, conforme adiantado pela Somar Meteorologia.

De acordo com os dados divulgados pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), as temperaturas mínimas mais baixas do ano registradas até às 8h foram negativas em algumas cidades da região Sul, como General Carneiro/PR com -5C, Urubici/SC com -4,2ºC, São Mateus do Sul/ PR com -3ºC e Major Vieira/SC com -2,9ºC. As capitais Porto Alegre e Florianópolis também tiveram o dia mais frio do ano com mínima de 3,8ºC e 4,4ºC, respectivamente.

Já segundo o CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), a cidade catarinense Urupema teve -5,1ºC, mas a sensação térmica chegou a -18ºC. “A sensação térmica pode ser ainda mais baixa em muitas cidades, por conta dos ventos e da umidade”, explica a meteorologista Thaize Baroni.

[*BGeadas na região Sul
B*]Além das temperaturas baixas, 19 municípios registraram geadas de fraca a forte na região Sul, segundo os dados do INMET, como as capitais Curitiba e Porto Alegre, Iraí/PR, Chapecó/SC, Lages/SC, Bom Jesus/RS, Uruguaiana/RS e Bagé/RS.

[*BSudeste e Centro-Oeste também têm temperaturas baixas
B*]As regiões Sudeste e Centro-Oeste também tiveram as temperaturas baixas do ano na manhã desta quinta-feira, como Monte Verde/MG com -0,7ºC, Campos do Jordão/SP com 1,5ºC, Ourinhos/SP com 5ºC, Sete Quedas/MS com 5,5ºC, Água Clara/MS com 7,2ºC.

Entre as capitais das duas regiões, destaca-se o dia mais frio do ano em São Paulo, com mínima de apenas 8,9ºC e Cuiabá com 15,7ºC.

A previsão é de que o frio será persistente nos próximos dias no Centro-Sul e os meteorologistas não descartam a possibilidade de neve no fim de semana, principalmente nas serras gaúcha e catarinense.

Últimas notícias

Buscar notícias