Jornal do Tempo | Notícias

Retorno das chuvas em setembro representa preparo no campo para safra de verão

29/08/2014 16:57:00

Por: Rafaela Vendramini

Setembro marca o fim do período seco na região central do Brasil e é quando termina também o vazio sanitário e os produtores começam a se preparar para a safra de verão. O retorno das chuvas na hora e na quantidade certa são fatores fundamentais para um bom plantio. Tudo indica que em 2014 chova dentro da média nas áreas agrícolas do país, o único cuidado que o agricultor deve ter é com a consolidação do período das águas, para que não haja perdas.

O meteorologista Celso Oliveira, explica que depois do mês mais seco do ano, setembro é considerado um período de transição entre a secura do inverno e o excesso de umidade do verão. A quantidade de chuva aumenta em relação ao mês anterior, oscilando entre 50mm e 100mm no Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

Apesar da volta das chuvas, nem todos os agricultores poderão colocar as máquinas no campo. No Sul do país, as primeiras semanas serão de tempo fechado e chuvoso, o que deve atrapalhar o início do plantio de arroz. O destaque será Santa Catarina e Paraná, onde os volumes de água ficarão acima do normal para esta época do ano.

No Centro-Oeste, o produtor deverá calcular se a chuva de um dia manterá a umidade do solo em um nível desejável durante os próximos dias que serão secos, para que não ocorra replantio. A grande marca da chuva em setembro nesta região será a irregularidade, a consolidação chega apenas em outubro.

O contraponto deste mês será o Nordeste, onde ao invés de aumentar, a chuva perde força em toda a região, com acumulado que sai dos 100mm mensais, para algo em torno dos 50mm entre o sul da Bahia e o Rio Grande do Norte. No interior nordestino a chuva costuma ser ainda mais fraca. Por isso, o plantio deve ocorrer mesmo somente a partir de outubro.

Últimas notícias

Buscar notícias