Jornal do Tempo | Notícias

Próximo fim de semana será o mais quente dos últimos 5 meses em todo o Brasil

Desabastecimento do Cantareira será maior com o calorão dos próximos dias

21/08/2014 09:34:00

Por: Aline Cardoso

É isso mesmo, vem calorão por aí e o tempo vai continuar seco. O fim de semana será bem aproveitável às atividades de lazer ao ar livre em todo o país. De acordo com a Somar Meteorologia, uma massa de ar tropical seca comanda o tempo em todo o Brasil e deixa a temperatura máxima (registrada durante à tarde) cada vez mais elevada.

“O pico de calor será visto entre domingo e segunda-feira. Deveremos ter recordes de temperatura em todo o país” - comenta o meteorologista da Somar, Celso Oliveira. Vai fazer mais calor em São Paulo do que no Rio de Janeiro. Para se ter ideia, os termômetros vão chegar aos 35ºC no interior de paulista, na região de Jales e também no Triângulo Mineiro. Na Cidade Maravilhosa e o Espírito Santo, a máxima fica em torno dos 30ºC.

A temperatura vai alcançar os 40ºC em grande parte do Centro-Oeste e no Norte do país. No Nordeste, vai fazer 40ºC no Maranhão e 35ºC no Piauí e no oeste da Bahia. Já no Sul do país, a máxima fica na casa dos 30ºC nos três Estados da região.

[*BFim de semana será de recorde de calor de Norte à SulB*]

O calorão que vai acontecer neste fim de semana não é visto desde março. Algumas cidades vão ter a tarde mais quente dos últimos 5 meses e outras poderão ter a tarde mais quente do ano neste fim de semana.

A tendência é de elevação nas temperaturas a partir de amanhã. Todo este calor acontece não só devido à massa de ar tropical seca, mas também pela aproximação de uma frente fria. “A temperatura sempre fica mais alta antes da chegada de frentes frias” - afirma Oliveira.

[*BCalor aumenta o desabastecimento do Cantareira e também ajuda a rápida evaporação da água nos reservatóriosB*]

Para os paulistanos é necessário à conscientização, já que com o calor aumenta o consumo de água. Vale salientar que o nível do Sistema Cantareira está em 12,5% nesta quinta-feira e não há expectativa de chuva volumosa para elevar os níveis de água dos reservatórios.

A previsão é de chuva para a região do Sistema Cantareira na próxima terça-feira (26), porém o volume será baixo e não vai modificar o volume atual do Cantareira. E com o calorão que está fazendo, o desabastecimento será bem maior do que o volume de chuva que vai cair sobre os reservatórios. Portanto, para quem mora em São Paulo, é essencial economizar água.

Últimas notícias

Buscar notícias