Jornal do Tempo | Notícias

Tempo seco deixa a qualidade do ar cada vez pior em SP

Faz 30 dias que não chove sobre a maior parte do Estado e a previsão não é animadora para os próximos dias

14/05/2014 07:53:00

Por: Aline Cardoso

A passagem de uma frente fria por São Paulo deixa o tempo nublado em todo o Estado nesta manhã. A quantidade de nuvens aumenta e a temperatura sobe ao longo do dia. De acordo com a previsão da Somar Meteorologia, esta frente fria vai provocar chuva entre fraco a moderado na faixa sul paulista a partir da tarde. Hoje a máxima deve alcançar os 25ºC na Capital paulista.

[*BQualidade do ar já está moderada na Região Metropolitana de São Paulo às 07hB*]
[*BB*]
Há aproximadamente 30 dias não chove sobre a maior parte do Estado de São Paulo. Realidade que é normal para época do ano, porém é grave por conta da seca registrada no último verão. Os dias sem chuva têm facilitado a concentração de poluentes. Às 7h da manhã, a Cetesb marcava diversas estações do interior paulista com qualidade do ar regular, além de duas estações ruins na Baixada Santista. Na Capital, das 26 estações da Cetesb, 21 estão com a qualidade do ar moderada.

[*BNúmero de queimadas está 17% maior este ano em relação ao mesmo período do ano passadoB*]
[*BB*]
O tempo seco também aumenta o número de focos de incêndio. Desde o início do ano, São Paulo já registrou 460 grandes focos de incêndio em vegetação, número 17% maior que no mesmo período do ano passado. Os municípios que mais registraram queimadas foram Botucatu (16), Barretos (15) e Morro Agudo (10).

E a notícia não é animadora, pois não há expectativa de chuva forte sobre o Estado de São Paulo para evitar novas queimadas e também para elevar o nível do Cantareira. Aliás, que está trabalhando com apenas 8,6% de sua capacidade.

[*BFrente fria se afasta da costa de SP amanhãB*]
[*BB*]
Segundo os meteorologistas da Somar, a frente fria se afasta de São Paulo e o tempo seco retorna para todo o Estado nesta quinta-feira. A quantidade de nuvens ainda será razoável no centro, oeste e norte paulistas no decorrer do dia, mas isto não impedirá o aparecimento do sol e elevação da temperatura. “Uma próxima frente fria passará pelo Estado de São Paulo no sábado e deve trazer chuva fraca somente ao sul paulista” – afirma o meteorologista Celso Oliveira.

Últimas notícias

Buscar notícias