Jornal do Tempo | Notícias

Efeito ZCAS: Acumulado de chuva em Vitória-ES nas últimas 24 horas passou de 100mm

A Zona de Convergência do Atlântico Sul ainda leva chuvas para o norte de MG, ES e centro-sul da BA

19/12/2013 06:21:00

Por: Rafaela Vendramini


A última semana da Primavera foi chuvosa na divisa do Sudeste com o Nordeste, por causa da formação do fenômeno meteorológico que mais provoca chuvas do Brasil, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Nas últimas 24 horas os maiores volumes de água foram observados em Aimorés-MG, com 118mm, Vitória-ES, com 105mm e Capelinha-MG, com 75mm. A última cidade mineira já decretou situação de emergência e os prejuízos causados pela chuva passam de R$ 3 milhões. No município 40 pessoas estão desabrigadas, uma casa desmoronou e uma cratera se abriu em uma das ruas.

Na capital do Espírito Santo a situação também é preocupante. Os mais de 100mm acumulados nas últimas horas fizeram com que o volume de chuva do mês chegasse a 292mm, valor que está 50% da média já que em dezembro chove cerca de 195mm na cidade. No Estado capixaba mais de quatro mil pessoas deixaram suas casas, são 747 desabrigados, 3546 desalojados, sendo que 880 residências foram danificadas.

Para esta quinta-feira os meteorologistas da Somar alertam para chuva intensa sobre o norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Piauí, Goiás, Mato Grosso, Distrito Federal, Tocantins, sul do Maranhão, centro e sul do Pará, Amapá e leste do Amazonas.

Na sexta-feira, devido a frente fria que está no Oceano ganha força e aliada a umidade vindo da região Amazônica, são esperadas chuvas fortes ainda sobre o norte de Minas Gerais, sobre o estado de Espírito Santo. Por causa da intensificação desse sistema, há previsão de um grande volume de chuva sobre a divisa do estado de Tocantins com o Maranhão, Piauí e Bahia amanhã.

O fim de semana será de temporais, no sábado começa o Verão, mas as condições de tempo demoram alguns dias para mudar. Por enquanto são previstas chuvas intensas sobre o norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo, centro, leste e norte de Minas Gerais, centro, oeste e sul da Bahia, norte de Goiás, Distrito Federal, Tocantins, norte de Mato Grosso, sul do Pará e sudeste do Amazonas. As capitais Vitória-ES, Belo Horizonte-MG, Brasília-DF e Palmas-TO podem ter transtornos por conta da forte precipitação.

Últimas notícias

Buscar notícias