Jornal do Tempo | Notícias

Chuvas continuam sobre a faixa leste do Nordeste neste começo de semana e solo encharcado aumenta o risco de deslizamentos

14/10/2013 09:20:00

Por: Deliane Assis

Desde a semana passada a presença de uma frente fria na costa do Nordeste causa chuvas fortes sobre o litoral. Ontem, as precipitações mais intensas foram registradas entre os Estados de Alagoas e Sergipe, onde as equipes da Defesa Civil ficaram em alerta por conta do risco de deslizamentos de terra.

Segundo dados das estações automáticas do Inmet, ontem os volumes de chuva chegaram a 113,4mm em Coruripe-AL (169% acima da média), 73,6mm em Maceió-AL (representando todo o volume de chuva esperado para outubro), 61,8mm em Pão de Açucar-AL (178% acima da média), 42,6mm em Arapiraca-AL (46% acima da média) e 35,8mm em Brejo Grande-SE (87% da média).

Nesta segunda-feira, o maior acumulado de todo o Nordeste foi registrado em Aracaju-SE, com cerca de 65mm até as 9h da manhã. De acordo com os meteorologistas da Somar, no decorrer do dia a frente mantém o tempo instável no litoral nordestino, sendo que as chuvas mais intensas ocorrem entre os Estado da Bahia e do Alagoas. Por conta do solo encharcado, há risco de deslizamentos principalmente na Região Metropolitana de Sergipe.

Nas demais regiões litorâneas ocorrem maiores períodos de melhoria, onde o sol aparece e garante mais um dia de calor. Além dessa faixa leste, há previsão de chuvas isoladas no noroeste do Maranhão hoje. Já no interior nordestino, o tempo segue seco e bastante quente. Por conta das chuvas, as temperaturas ficam mais baixas na faixa leste, mas mesmo assim ainda com tempo abafado.

Amanhã, o tempo continua instável entre o litoral norte da Bahia e Alagoas e mais uma vez há risco de chuva forte em pontos isolados, deixando principalmente as Capitais desses três Estados em alerta, por conta do potencial para transtornos. Já entre Pernambuco e a Paraíba uma condição de céu mais nublado predomina e entre a tarde e a noite ocorrem chuvas isoladas. No final do dia há condição para chuvas isoladas no extremo sul do Maranhão e no oeste do Piauí.

No interior da região o tempo continua firme nesta terça-feira, o sol aparece entre nuvens desde cedo e garante mais uma tarde quente, principalmente entre o Maranhão e Piauí. Inclusive, há alerta para baixa umidade relativa do ar durante a tarde nessas regiões, onde os índices ficam abaixo dos 20%.

Últimas notícias

Buscar notícias