Jornal do Tempo | Notícias

Meteorologia emite alerta de temporais para o Rio Grande do Sul entre hoje e amanhã

Por conta das chuvas, a temperatura entra em declínio no sábado, mas as precipitações diminuem no domingo e os termômetros voltam a subir

11/10/2013 09:25:00

Por: Deliane Assis

Uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e provoca pancadas de chuva e trovoadas desde a madrugada sobre as regiões de Santana do Livramento, Dom Pedrito, Bagé e Caçapava do Sul. Em Dom Pedrito, a chuva foi mais intensa, com acumulado perto dos 20mm (15% da média de outubro), rajadas de vento de 40km/h e muitas descargas elétricas.

De acordo com os meteorologistas da Somar, no decorrer do dia a chuva se espalha por boa parte do Rio Grande do Sul. Na metade Sul e Campanha, o tempo ficará mais fechado e com chuva a qualquer hora. Nas demais áreas, o sol aparece e a chuva acontece mais para o fim do dia. Somente na Serra e litoral Norte, o tempo permanecerá seco, porém nublado. Como as chuvas acontecem mais para o final do dia, a temperatura fica elevada na maior parte do Estado, com máximas próximas dos 30°C em vários municípios. Somente no sul gaúcho a chuva que ocorre desde cedo deixa a temperatura mais baixa.

Para amanhã, os meteorologistas da Somar alertam para a previsão de temporais no centro, oeste e norte do Rio Grande do Sul logo nas primeiras horas do dia. As rajadas de vento podem chegar aos 80km/h e o acumulado passar dos 60mm (30% da média de outubro) especialmente sobre as Missões, Noroeste, Planalto e Alto Uruguai. Além disso, também há risco de granizo. A madrugada ainda será abafada, com mínimas entre 15°C e 20°C. Durante a tarde, no entanto, como o dia será mais fechado e chuvoso, a temperatura máxima entra em declínio, variando entre 20°C e 25°C na maior parte do Estado.

No domingo ainda há previsão de chuva, preferencialmente pela manhã, sobre o norte, centro, leste e sul do Rio Grande do Sul. Segundo o meteorologista Celso Oliveira, pode chover forte pela manhã sobre a metade Norte do Estado, mas no decorrer da tarde a precipitação perderá força, dando lugar ao sol. Já no oeste gaúcho o tempo ficará seco, com sol entre nuvens desde as primeiras horas da manhã. Como a chuva deste domingo virá alternada com bons períodos de melhoria, a temperatura máxima voltará a subir, chegando aos 30°C em alguns municípios.

Segundo previsão da Somar, a chuva não vai parar completamente no decorrer da semana que vem e atinge as áreas mais próximas da divisa com Santa Catarina. Entretanto, para a maior parte do Estado a expectativa é de tempo seco e quente.

Últimas notícias

Buscar notícias