Jornal do Tempo | Notícias

Chuvas mais intensas desta quarta-feira se concentram entre Goiás e Bahia

Nova frente fria avança pelo Sul do país a partir de sexta-feira

09/10/2013 08:43:00

Por: Deliane Assis

A presença de uma frente fria na costa da Bahia organiza a umidade de Amazônia e gera nuvens carregadas entre o Estado baiano e as Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil. Durante a madrugada os maiores acumulados foram registrados em Niquelândia-GO com 30mm (o que corresponde a 20% da chuva mensal), em Goianésia-GO, Iporá-GO e Sinop-MT com cerca de 25mm (15% da média mensal). Nesta manhã, ventos de 75km/h já foram registrados em Arembepe, no litoral norte da Bahia, próximo a Região Metropolitana de Salvador e de 60km/h em Piatã, no interior baiano.

Já entre São Paulo e a Região Sul, a quarta-feira já começou com tempo firme, apenas com variação de nebulosidade devido a presença de uma massa de ar seco e frio. O dia ainda começou com temperaturas baixas no centro sul do Brasil e as mínimas chegaram a quase 3°C em São José dos Ausentes-RS e 3°C em Bom Jardim da Serra-SC, 5°C em Rio Negrinho-SC e São Mateus do Sul-PR. Na Capital Paulista, o dia amanheceu com termômetros na casa dos 12°C, mas diferente dos dias anteriores o sol brilha forte desde as primeiras horas desta quarta-feira.

De acordo com os meteorologistas da Somar, no decorrer desta quarta-feira o sol predomina e as temperaturas entram em elevação entre o Sudeste e Centro-Oeste. As chuvas mais intensas de hoje atingem o nordeste de Goiás, regiões de Alto Paraíso e Posse e também a Região Metropolitana de Salvador, inclusive com risco de transtornos como alagamentos na Capital baiana. O calor e a alta umidade do ar também provocam chuva moderada em Manaus-AM e Boa Vista-RR.

Amanhã, a massa de ar seco mantém o tempo firme no centro e sul do país e as temperaturas sobem ainda mais e o calor predomina durante a tarde. No Nordeste, a umidade vinda do oceano gera nebulosidade e causa chuvas fracas e alternadas com períodos de melhoria ao longo da faixa leste do Nordeste. Apenas no litoral norte baiano e em Sergipe as chuvas serão reforçadas pela influência da frente fria e, por isso, há condição para temporais isoladas. No Norte do país, o calor e a alta umidade favorecem o desenvolvimento de nuvens carregadas e ocorrem pancadas de chuva em grande parte da Região.

A partir de sexta-feira, uma nova frente fria chega ao Sul e volta a provocar chuvas na Região. Em grande parte do Rio Grande do Sul o dia já começa com tempo fechado e chuvas a qualquer momento e há condição para temporais isolados, especialmente na fronteira oeste, campanha e no centro do Estado. Além disso, as chuvas viram acompanhadas de trovoadas e há condição para queda de granizo. Entre Santa Catarina e o Paraná, a nebulosidade aumenta, mas as pancadas de chuva chegam entre a tarde e a noite.

Últimas notícias

Buscar notícias