Jornal do Tempo | Notícias

São Paulo segue gelada e cinza nesta terça-feira, mas sol volta a predominar e temperaturas sobem nos próximos dias

08/10/2013 09:57:00

Por: Deliane Assis

A primavera começou há quase 20 dias, mas parece que estamos em pleno inverno. A presença de uma forte massa de origem polar deixa as temperaturas baixas em todo o Estado de São Paulo e provoca recordes. Ontem, por exemplo, a Capital paulista registrou a menor temperatura no meio da tarde para um mês de outubro dos últimos 10 anos, com 14,4°C às 15h. Em Bauru, a temperatura máxima está 3,5°C mais baixa que o normal, já que nesta primeira semana de outubro a média foi de 24,8°C e o normal seria 28,4°C.

Hoje, o dia também começou gelado em todas regiões paulistas. O menor valor do Estado foi registrado em Barra do Turvo, com mínima de apenas 5,5°C, seguido por Campos do Jordão com 6,8°C. Em Sorocaba fez 11,4°C, com sensação de apenas 8,5°C hoje. Desde 2011 a cidade não tinha uma temperatura mínima tão baixa num mês de outubro. Em São José do Rio Preto fez 15°C no aeroporto nesta madrugada, valor que não era registrado desde outubro de 2010.

Segundo o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, o pequeno número de dias do mês de outubro (apenas uma semana) evidência ainda mais esse frio. "Até o final do mês essas temperaturas baixas do início poderão ser compensadas por dias quentes e assim os valores ficarem dentro da média climatológica", comenta o meteorologista. Mas esse frio também pode ser explicado cientificamente. Desde meados do ano, estudos apontam que a região de banquisa (banco de gelo sobre o oceano) da Antártica está maior que o normal. “Isto faz com que as ondas de frio formadas sobre o continente antártico estejam mais fortes que nos anos anteriores”, explica Celso.

Além do frio, a terça-feira começou nublada na maior parte do Estado de São Paulo e com chuvas fracas no norte paulista e garoa entre o leste e o litoral. No decorrer do dia o tempo seco predomina e o sol aparece no interior. Já no norte paulista, depois de uma manhã com tempo seco e sol entre nuvens, a partir da tarde a nebulosidade aumenta e há previsão de pancadas de chuva e trovoadas, inclusive com precipitações mais intensas sobre a região de Votuporanga. "Além disso, hoje será mais um dia ventoso, fazendo com que a sensação de frio seja significativa sobretudo agora pela manhã e no fim do dia", comenta Celso. A máxima hoje não passa dos 18°C na Serra da Mantiqueira e dos 19°C na Capital. Faz calor somente no noroeste do Estado, onde os termômetros chegam aos 30°C.

De acordo com os meteorologistas da Somar, nos próximos dias uma massa de ar mais seco toma conta do Estado de São Paulo e inibe a formação de nuvens carregadas, inclusive sobre o norte paulista. Apesar do tempo mais seco, a temperatura permanecerá baixa. A boa notícia para que já está cansado do frio é que a partir da quinta-feira no os termômetros sobem gradativamente e tudo leva a crer que teremos um fim de semana de feriado com sol e muito calor na maior parte do Estado.

Últimas notícias

Buscar notícias