Jornal do Tempo | Notícias

Capitais do leste do Nordeste registraram chuva até 700% acima da média em setembro

Já as capitais do norte nordestino estão com tempo seco e baixo acumulado de chuva

26/09/2013 07:56:00

Por: Rafaela Vendramini


Em setembro é quando as chuvas começam a diminuir na faixa leste do Nordeste. Porém esse ano as capitais dessa área da região registraram bons acumulados de chuva, que ficaram próximos a média. Além disso, duas cidades tiveram precipitações intensas nos últimos 25 dias e registraram um volume muito acima do normal. É o caso de Natal-RN, onde a média para o mês é de 40mm e até agora já choveu 175mmm, e João Pessoa-PB, onde o acumulado está 700% acima do esperado, com volume de 321mm, sendo que a média também é de 40mm.

Além dessas duas capitais, Recife-PE, com acumulado de 148mm e Salvador-BA, com 108mm, estão com chuvas dentro da média para o mês. Da faixa leste, as únicas que não receberam muita chuva foram Maceió-AL e Aracaju-SE. Porém, a pior situação são das capitais localizadas ao norte do Nordeste. Em Fortaleza-CE choveu apenas 9,3mm em setembro, sendo que a média é de 22mm. Já em Teresina-PI a média foi alcançada, com volume de 20mm, porém não chove desde o dia 8. Em São Luís-MA teve precipitação em apenas 3 dias, que acumularam 19mm.

[*BPrevisãoB*]

Por conta da aproximação de uma frente fria, hoje o tempo fica nublado, com pancadas de chuva no sul e oeste da Bahia. No restante do Nordeste, o tempo seco predomina e a umidade relativa do ar fica baixa à tarde. O tempo seco e o sol ainda predominam em grande parte da região na sexta-feira. A exceção fica por conta do sul baiano, que terá chuvas ao longo do dia. Além disso, instabilidades causam pancadas isoladas e de baixo acumulado no Maranhão, Piauí, Pernambuco e na Paraíba.

Em relação as temperaturas, o calor toma conta do Nordeste, especialmente no sertão do Piauí, onde além das altas temperaturas a umidade relativa do ar fica extremamente baixa, deixando inclusive alguns municípios em Estado de Atenção.

Últimas notícias

Buscar notícias