Jornal do Tempo | Notícias

Brasil enfrenta o período mais quente do inverno essa semana

Temperatura máxima fica entre 30°C e 40°C em todo o país

09/09/2013 11:23:00

Por: Deliane Assis

Ondas de frio intensas que atingiram o centro e sul do Brasil desde o início do inverno até o final do mês de agosto deixaram as temperaturas mais baixas que normal para esse período, principalmente no Sul do país, onde vários eventos de neve foram registrados. Com a estação chegando ao fim, as massas polares diminuem e essa semana será a mais quente do inverno, segundo previsão da Somar Meteorologia. Mas a população ainda não deve guardar os casacos, pois ainda há previsão de frio esse mês.

Uma frente fria que passou pelo [*BSulB*] do país no fim de semana já não atua mais nesta segunda-feira e as temperaturas disparam, com máximas de 34°C no oeste e norte do Paraná e oeste do Rio Grande do Sul e de 28°C no oeste de Santa Catarina. "Nos próximos dias um bloqueio atmosférico impede o avanço de frente frias e o ar quente do centro do país ganha força sobre todas as Região", afirma o meteorologista Celso Oliveira. Nos próximos dias os termômetros alcançam os 34°C no oeste da Região Sul. Somente a partir do próximo fim de semana uma frente fria consegue romper o bloqueio e as temperaturas voltam a cair.

A partir de hoje o calor toma conta de todos os Estados do [*BSudesteB*], com máximas de 33°C no oeste de Minas Gerais. As próximas madrugadas ainda serão frias no leste de São Paulo, com mínimas entre 6°C e 14°C, mas as temperaturas sobem rapidamente durante a tarde e as máximas chegarão aos 35°C no oeste e norte de São Paulo e oeste de Minas Gerais e aos 32°C no Espírito Santo e Rio de Janeiro nos próximos dias. Em meados da semana que vem, a passagem da frente fria também causa declínio das temperaturas na costa do Sudeste.

No [*BCentro-OesteB*] a expectativa é de calor pelos próximos 15 dias, apesar das chuvas e eventuais frentes frias. De acordo com os meteorologistas da Somar, até a próxima sexta-feira, dia 13 de setembro, a máxima varia em torno dos 35°C no Mato Grosso, noroeste de Goiás e norte e oeste de Mato Grosso do Sul.

No [*BNordesteB*], o tempo seco no interior da Bahia favorece a queda das temperaturas durante as madrugadas e, por isso, as próximas manhãs terão temperaturas em torno dos 16°C no oeste e sul baiano. Já as tardes seguem elevadas em todo o Nordeste ao longo da semana, com máximas entre 33°C e 36°C no interior da Região. A partir do dia 13 de setembro o calor deve ganhar ainda mais intensidade e os termômetros passam dos 36°C.

Moradores da Região [*BNorteB*] vão enfrentar dias ainda mais quentes do que as outras Regiões do país. Segundo o meteorologista Celso Oliveira, todos os Estados vão registrar temperaturas entre 35°C e 40°C nos próximos dias.

Últimas notícias

Buscar notícias