Jornal do Tempo | Notícias

Semana termina com chuvas no litoral do Nordeste e há risco de transtornos

Nova frente fria avança pelo Sul do país e provoca chuvas nos três Estados durante o fim de semana

06/09/2013 08:54:00

Por: Deliane Assis

As chuvas mais fortes para esta sexta-feira estão previstas para o litoral do Nordeste devido a atuação de áreas de instabilidade junto a costa e de uma frente fria no sul da Bahia. De acordo com os meteorologistas da Somar, as precipitações mais intensas ocorrem sobre o litoral e zona da mata da Bahia, Sergipe e Alagoas, inclusive Salvador, Aracaju e Maceió, onde há risco de alguns transtornos. Também há condição de chuvas rápidas e isoladas sobre boa parte do Maranhão, e parte do Piauí. Além do Nordeste, hoje há previsão de chuvas e trovoadas em Rondônia, Amazonas e no Acre, além do norte e da metade oeste do Pará, Amapá, Roraima e parte do Tocantins.

Já no centro e sul do Brasil o tempo seco predomina no decorrer desta sexta-feira. No Sul, os ventos úmidos que sopram do mar provocam nebulosidade e chuvas entre o litoral paranaense e catarinense. No Sudeste, há condição para garoa no litoral sul de São Paulo e no Vale do Paraíba e chuvas fracas e isoladas atingem o Rio de Janeiro, Espírito Santo e leste mineiro. No Centro-Oeste, pancadas de chuva atingem o Mato Grosso e Goiás, e apesar de não ser previstos grandes acumulados, o calor por contribuir para que essa chuva venha acompanhadas ventos fortes e trovadas.

Amanhã uma nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul e volta a provocar chuva forte no extremo sul do Estado, região de Chuí e Santa Vitória do Palmar. E no Nordeste, as instabilidades mantém o tempo fechado e com chuvas desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Norte. “Por conta do potencial para chuvas forte, associadas com o solo encharcado há risco de alagamentos e deslizamentos de terra, principalmente nas Regiões Metropolitanas de Natal e João Pessoa”, alerta a meteorologista Elisa Glitzenhirn.

No Sudeste, o tempo ainda segue instável entre o norte do Espírito Santo e o nordeste de Minas Gerais. E no Centro-Oeste e Norte, o calor e a umidade formam nuvens carregadas e provocam chuvas entre o Mato Grosso e Goiás e boa parte do Amazonas, Pará, Roraima, Amapá, Rondônia, Acre e do Tocantins. Apesar dessas chuvas, o tempo seco predomina na maior parte do Brasil durante o fim de semana.

Para o domingo a previsão ainda é de chuvas em algumas regiões do Brasil. O dia deve começar com temporais na metade sul do Rio Grande do Sul, mas no decorrer do dia as chuvas atingem o norte gaúcho, boa parte do Estado de Santa Catarina e o oeste e sul do Paraná. A passagem da frente fria pelo Sul do país também provoca chuvas no oeste e sul do Mato Grosso do Sul e a combinação de calor e umidade seguem gerando nuvens mais carregadas e chuvas isoladas sobre o noroeste do Mato Grosso, além de boa parte da Região Norte. No Nordeste, chove ao longo de todo o litoral, especialmente sobre a costa da Bahia. No Sudeste há previsão de chuvas fracas e isoladas apenas entre o Estado capixaba e o nordeste mineiro.

Últimas notícias

Buscar notícias