Jornal do Tempo | Notícias

Volta a fazer calor no centro e sul do Brasil nos próximos dias, mas nova onda de frio chega na semana que vem

No Norte e Nordeste as temperaturas seguem elevadas e as máximas chegam próximas dos 40°C em algumas cidades

29/08/2013 10:51:00

Por: Deliane Assis

A semana começou com temperaturas muito baixas no [*BSulB*] do país e registro de neve entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de geadas nos três Estados nesta quarta-feira. No entanto, o frio diminuiu consideravelmente nesta quinta-feira e apenas duas cidades tiveram temperaturas negativas, segundo dados do Inmet. Em Major Vieira-SC a mínima foi de -0,1°C e em Castro-PR de -1°C. No período da tarde, a máxima já passa dos 20°C na maior parte dos municípios dos três Estados.

Segundo previsão da Somar, o calor volta a predominar no Sul do país a partir da tarde da sexta-feira, com máximas já na casa dos 27°C. No fim de semana, os termômetros alcançam os 30°C no oeste e norte gaúcho e no noroeste e norte paranaense. No entanto, os moradores da Região não devem guardar os cobertores e casacos, pois uma nova massa polar volta a derrubar as temperaturas entre os dias 3 e 8 de setembro.

No [*BSudesteB*], a quinta-feira ainda começou com valores abaixo de zero na cidade paulista de Barra do Turvo, onde fez -0,9°C e na cidade mineira de Monte Verde com -1,5°C. No Rio de Janeiro, a temperatura mais baixa foi registrada em Nova Friburgo com 1,9°C, mas foi a Capital fluminense que teve recorde de frio do ano com 9,4°C. Já no Espírito Santo, o menor valor foi de 11,1°C em Santa Teresa.

Durante a tarde desta quinta-feira a máxima ainda não passa dos 24°C na faixa leste do Sudeste, mas faz calor no oeste e norte de São Paulo e de Minas Gerais. Aliás, o calor da tarde se espalha a partir de amanhã e predomina nos quatro Estados durante o fim de semana. Mas como uma massa de ar polar avança na semana que vem, a temperatura volta a cair na Região a partir do dia 4 de setembro.

Duas cidades do Mato Grosso do Sul também começaram a quinta-feira temperaturas negativas e a mínima foi de -0,2°C em Amambaí e Bela Vista. Em Goiás fez 4,8°C em Mineiros e 4,9°C em Jataí e em Mato Grosso fez frio de 6,7°C em Salto do Céu e Comodoro. Mas o dia será marcado por grande amplitude térmica na Região, já que no período da tarde o calor predomina, sendo extremo no norte de Goiás e de Mato Grosso, com máximas de mais de 36°C. Nos próximos dias o calor ganha cada vez mais força no [*BCentro-OesteB*] e diminui somente a partir de 3 de setembro.

De acordo com os meteorologistas da Somar, até sábado as tardes serão frias no centro e sul da Bahia e as máximas ficam inferiores aos 24°C. Até a terça-feira, no entanto, o calor retorna para todo o [*BNordesteB*]. Uma nova queda de temperatura está prevista a partir do dia 6 de setembro novamente no centro e sul da Bahia.

O calor predomina no [*BNorteB*] do país e as temperaturas têm chegado próximas dos 40°C. Aliás, ontem foi a tarde mais quente do ano em Palmas, com máxima de 39,9°C. Segundo previsão da Somar, nos próximos dias o calor segue intenso em todos os Estados do Norte, com termômetros acima dos de 36°C. Somente a partir de 4 de setembro o calor diminui no Acre e em Rondônia.

Últimas notícias

Buscar notícias