Jornal do Tempo | Notícias

Sul amanhece com geadas e temperaturas negativas nos três Estados

Frio foi mais intenso no Paraná, com valores abaixo de zero em pelo menos 8 municípios

28/08/2013 08:45:00

Por: Deliane Assis

A presença de uma massa de ar polar mantém as temperaturas baixas no Sul do país e quarta-feira amanheceu branca por conta das geadas generalizadas. O frio foi mais intenso hoje no Paraná, onde pelo menos oito municípios que possuem estação automática do Inmet registraram valores abaixo de zero, são elas: Inácio Martins com -3,9°C, São Mateus do Sul com -2,8°C, Castro com -1,6°C (sensação térmica de -5°C), Ivaí com -1,4°C, Clevelândia com -0,5°C, Dois Vizinhos com -0,6°C, Ventania com -0,4°C e Foz do Iguaçu com -0,2°C. Para se ter uma ideia, a mínima mais alta hoje no Estado foi de 5,4°C em Morretes.

Em Santa Catarina, cinco cidades tiveram valores negativos: Major Vieira com -2,2°C, Bom Jardim da Serra e Rio Negrinho com -1,7°C, Caçador com -0,6°C e Novo Horizonte com -0,4°C, sendo que neste último município a sensação térmica chegou a quase -6°C. Em São Joaquim, os termômetros marcaram zero grau. No Rio Grande do Sul, o frio diminui em relação a ontem, mas os gaúchos ainda precisam de casacos pesados. Em Santa Rosa a mínima foi de -0,9°C e em Quaraí e Cruz Alta -0,7°C. Em São José dos Ausentes os termômetros marcaram 1,3°C, mas por conta dos ventos a sensação térmica chegou a -5,6°C.

Com o afastamento da frente fria, o tempo volta a ficar firme na maior parte da Região. Apenas entre o litoral norte de Santa Catarina e o litoral paranaense há condição para chuvas fracas e isoladas. Mas mesmo com o predomínio de sol, a sensação será de frio ao longo do dia, com máxima que não passa dos 18°C na maior parte dos três Estados.

De acordo com os meteorologistas da Somar, amanhã ainda há condição para geadas no começo do dia em pontos da Região Sul, mas já não ocorre de forma generalizada como no dia anterior. Aos poucos a massa de ar polar vai perdendo intensidade, já que os ventos passam a soprar do quadrante norte, elevando gradualmente a temperatura e deixando o dia mais agradável. Além disso, não há previsão de chuva.

Na sexta-feira o frio da madrugada perde força de vez e assim o dia já começa com temperaturas mais amenas. E como os ventos voltam a soprar com força do norte do país, rapidamente os termômetros entram em elevação e volta até mesmo a fazer calor na Região. Além disso, não há previsão de chuva. No fim de semana, o calor predomina e áreas de instabilidades voltam a provocar algumas pancadas isoladas.

Últimas notícias

Buscar notícias