Jornal do Tempo | Notícias

Temperaturas despencam no RS e dia começa com mínima de 0°C e sensação térmica negativa

Frio toma conta dos três Estados da Região Sul durante o fim de semana e há risco de neve nas serras gaúcha e catarinense

09/08/2013 08:28:00

Por: Deliane Assis

A semana foi marcada por chuvas e termômetros elevados no Rio Grande do Sul, mas a entrada de uma nova massa de ar polar fez as temperaturas despencarem no final da tarde de ontem. Na cidade de Canguçu, fez 17,5°C às 7h da manhã de ontem e hoje caiu para 5,7°C, com sensação térmica de -1°C. Nesse mesmo horário, Santa Maria marcou 26°C ontem e 9°C na manhã de hoje. A cidade de Santiago registrou mínima de 0,4°C nesta sexta-feira e em Caçapava do Sul a temperatura real era de 6°C, mas por conta dos ventos a sensação chegou a zero no começo do dia.

Na Capital Porto Alegre, os termômetros alcançaram os 30°C às 13h de ontem e por volta das 17h caiu para 20°C. Hoje, a Capital gaúcha registrou 13°C durante a madrugada e até o final da noite a temperatura chega a 8°C. Aliás, segundo os meteorologistas da Somar, as temperaturas caem no decorrer do dia em todas as cidades do Estado e a mínima do dia será registrada durante a noite.

Além do frio, continua chovendo no Rio Grande do Sul. Durante a madrugada o acumulado chegou a 30mm em Caçapava do Sul, 25mm em Mostardas, 23mm em Camaquã, 17mm em Santa Maria e 11mm em Canguçu. Também ventou forte em algumas cidades e as rajadas passaram dos 60km/h em Torres e dos 55km/h em Mostardas.

No decorrer desta sexta-feira o tempo segue instável na maior parte do Rio Grande do Sul e há potencial para temporais isolados, ventos fortes e descargas elétricas. De acordo com os meteorologistas da Somar, até o final da tarde as chuvas avançam para boa parte de Santa Catarina e toda a metade sul do Paraná. O frio já toma conta do Rio Grande do Sul, mas entre Santa Catarina e o Paraná o dia ainda começou abafado. No entanto, até o final do dia as temperaturas também entram em declínio nos dois Estados.

Segundo previsão da Somar, amanhã a frente fria mantém o tempo instável e com chuvas ao longo do dia desde a Serra e Litoral Norte do Rio Grande do Sul, além de toda metade leste que vai de Santa Catarina até o Paraná. Mas o destaque mesmo será o frio na Região, com máxima de apenas 12°C no centro e norte gaúcho, oeste catarinense e sudoeste paranaense. Por conta da umidade elevada e das temperaturas baixas, há condição para ocorrência de neve entre a noite do sábado e a madrugada do domingo nos pontos mais altos das Serras gaúcha e catarinense, nas cidades de Ausentes, Bom Jesus, Cambará e Urupema, Urubici e Bom Jardim.

O domingo do Dia dos Pais começa gelado em toda a Região Sul, com mínima entre 0°C e 2°C e geadas no interior do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sul e extremo oeste do Paraná e como o tempo abre, há previsão de geadas generalizadas. Ao longo do dia o sol predomina nos três Estados e ajuda a diminuir um pouco a sensação de frio do começo do dia.

Últimas notícias

Buscar notícias