Jornal do Tempo | Notícias

Tempo volta a mudar em parte da Região Sul até o final desta segunda-feira

Temperaturas entram em declínio a partir de sexta-feira e termômetros podem chegar a zero no domingo

05/08/2013 09:20:00

Por: Deliane Assis

A passagem de uma frente fria pelo Sul do país provocou chuvas na Região durante o fim de semana e neste domingo o acumulado oscilou entre 50mm e 40mm nas cidades de Torres-RS (36% da média), Araranguá-SC (38% da média), Vacaria-RS (33% da média), São José dos Ausentes-RS (29% da média), Urussanga-SC (34% da média), Joaçaba-SC (28% da média), Canela-RS (27% da média) e Passo Fundo-RS (25% da média).

De acordo com os meteorologistas da Somar, nesta segunda-feira o sol volta a predominar em toda a Região, mas no final do dia o tempo muda novamente já que um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai avança e provoca chuvas no oeste e sul do Paraná, além do oeste catarinense e norte do Estado gaúcho. As temperaturas entram em elevação no Rio Grande do Sul, metade oeste de Santa Catarina, além do oeste e noroeste do Paraná e faz calor durante a tarde, já no restante da Região, principalmente na faixa leste entre Santa Catarina e o Paraná os termômetros ficam mais baixos.

Amanhã, a formação de novas instabilidades entre o Paraguai e a Argentina causam pancadas de chuva desde a madrugada entre a fronteira oeste dos três Estados da Região Sul e deixa o tempo fechado. No decorrer do dia, estas instabilidades avançam e atingem grande parte do Paraná, além de todo o Estado catarinense e o norte gaúcho. Segundo a meteorologista Elisa Glitzenhirn, apesar do dia começar com temperaturas baixas, os ventos voltam a soprar de norte (mais quentes) e os termômetros se elevam em toda a Região Sul.

Para a quarta-feira, a previsão é de tempo aberto na maior parte do dia, com sol entre poucas nuvens e calor em toda a Região. Até o final da noite uma frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul e o tempo volta a mudar e chove no extremo Sul gaúcho, litoral e até mesmo na Grande Porto Alegre. A partir da sexta-feira, a passagem de uma nova frente fria causa chuva e declínio acentuado da temperatura no Sul do país, com frio de até 0°C em algumas regiões no domingo.

Últimas notícias

Buscar notícias