Jornal do Tempo | Notícias

Com 36,1ºC, São Paulo tem a 4ª tarde mais quente da história

30/10/2012 17:15:00

Por: Aline Cardoso

A Capital paulista registra 4ª tarde mais quente da história das medições do INMET e a tarde mais quente deste ano. Os termômetros chegaram aos 36,1ºC no Mirante de Santana, na Zona Norte. Até então a temperatura mais alta das medições foi registrada no dia 20 de Janeiro de 1999, com 37ºC no, seguida dos dias 19 e 21 de Janeiro, quando fez 36,7ºC. De acordo com o Radar Somar, chove fraco na Zona Sul da Capital, atingindo Sacomã, Cursino e ABC paulista, na Grande São Paulo. A qualidade do ar está irregular no Itaim Paulista e Mauá, nas demais regiões é regular. A umidade relativa do ar é de 29,4% (Estado de Atenção) neste momento.

Vale lembrar que níveis abaixo de 30% é considerada atenção, abaixo de 20%, alerta, e índices abaixo de 12%, são caracterizados como emergência, conforme pesquisas da Unicamp. Neste caso é recomendável evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas e evitar aglomerações em ambientes fechados. É necessário consumir bastante água, umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água; usar soro fisiológico para olhos e narinas e sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol.

Segundo a Somar Meteorologia, a madrugada também será abafada, com mínima prevista de 21ºC nesta quarta-feira. O calor e a mudança na direção dos ventos para o quadrante sul aumentam o potencial para chuva forte na Região Metropolitana de São Paulo. Há potencial para transtornos, porém localizados. Durante à tarde, a máxima passa dos 30ºC.

Quem está esperando pegar uma praia neste feriado pode se frustar, pois o tempo muda já na véspera do feriado de Finados, há previsão de chuva e queda na temperatura. Viajar para o interior é a melhor escolha, será mais aproveitável. Na Capital paulista ainda faz calor. Na quinta-feira, a passagem de uma frente fria pelo oceano organiza pancadas de chuva a partir da tarde na Região Metropolitana de São Paulo. Há potencial para chuva forte e transtornos como alagamentos e ventania, apesar do baixo volume de chuva previsto.

A sexta-feira, dia 2, vai ficar chuvosa e o tempo fica fechado por conta da frente fria. “A temperatura cai na Capital paulista, mas não chega a fazer frio, mas os termômetros não passam dos 26ºC” - comenta Olívia Nunes. No sábado, 3, as temperaturas seguem amenas, a máxima prevista é de 24ºC. O sol volta a predominar no domingo, com máxima de 24ºC.

Últimas notícias

Buscar notícias