Jornal do Tempo | Notícias

Florianópolis tem o dia mais seco do ano nesta quarta-feira

Mais de 70 cidade estão com baixa umidade ar

28/03/2012 16:26:00

Por: Aline Cardoso

Florianópolis tem o dia mais seco do ano nesta quarta-feira
Mais de 70 cidade estão com baixa umidade ar

A cidade de Florianópolis tem o dia mais seco do ano, com umidade de 30%, batendo os 38% do dia 11 de Março, os termômetros chegaram a 23,4ºC nesta tarde. De acordo com os meteorologistas da Somar, 78 cidades estão com umidade relativa do ar igual ou abaixo dos 30%. A Cidade Gaúcha, no Paraná tem 19% de umidade e Guanambi – BA, Itaobim – MG e Itapoá- SC estão com 20%, todas em Estado de Alerta. Outras 74 cidades estão em Estado de Atenção, dados do Inmet. Níveis abaixo de 30% é considerada atenção, abaixo de 20%, alerta, e índices abaixo de 12%, são caracterizados como emergência, segundo a Defesa Civil.
A temperatura sobe um pouco em Florianópolis na quinta-feira, o dia começa com 15ºC e durante a tarde os termômetros podem chegar aos 25ºC. “Amanhã o vento muda de direção e entra mais umidade na região, assim os índices de umidade sobem um pouco” - comenta a meteorologia Olívia Nunes da Somar.

O governo recomenda evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas; evitar aglomerações em ambientes fechados; umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água; usar soro fisiológico para olhos e narinas; sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas arborizadas e consumir bastante água.

Se esses cuidados não forem tomados, podem agravar os problemas existentes, como:
Complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele e irritação dos olhos.  O clima seco também aumenta as chances de incêndios ambientais.

Últimas notícias

Buscar notícias