Jornal do Tempo | Notícias

Forte massa de ar polar provoca frio histórico no Sul do Brasil

Em Urubici, na Serra de Santa Catarina, fez -0,9°C às 6h com sensação de -13°C

28/03/2012 07:39:00

Por: Deliane Assis

A quarta-feira começa com frio histórico. De acordo com os meteorologistas da Somar, não estamos apenas diante da massa de ar polar mais intensa de 2012, mas da maior onda de frio para um mês de março em muitos anos. Em Porto Alegre, por exemplo, a temperatura de pouco menos de 12°C é a mais baixa desde março de 2000. Já em Curitiba, não fazia tanto frio desde março de 2004. E esse frio não ficou apenas no Sul do país, ele já avançou pelos Estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

No Rio Grande do Sul, até às 4h fazia 2,9°C com sensação de -4,4°C em São José dos Ausentes, a mais baixa para um mês de março desde pelo menos 2006, ano da instalação da estação meteorológica. No Morro da Igreja, em Urubici, na Serra de Santa Catarina, fez -0,9°C às 6h com sensação de -13°C, a mais baixa para um mês de março desde pelo menos 2007. No Paraná, destaca-se a temperatura de 4,5°C e sensação de -0,5°C em Inácio Martins, mais baixa desde março de 2006.

Estes números ainda não são definitivos. A temperatura pode cair ainda mais em alguns lugares e os dados oficiais só saem a partir das 8h30.

De acordo com os meteorologistas da Somar, além do frio, temos uma frente fria, que avança pelas Regiões Sudeste e Centro-Oeste. No final desta madrugada, o sistema causou mais nuvens que chuva, porém ontem, ele foi responsável por um forte temporal, com rajadas de vento de quase 110km/h em São Paulo.

Sobre a Região Norte e a parte do norte do Nordeste, áreas de instabilidade causam tempestades em Rondônia, Amazonas, Acre, Pará, Maranhão e Piauí.

Últimas notícias

Buscar notícias