Jornal do Tempo | Notícias

Brasília, o deserto brasileiro

Capital brasileira já está há cinco meses sem chuva

15/09/2010 17:42:00

Por: Olívia


A forte massa de ar seco que predomina quase todo o Brasil prejudica principalmente a Capital Federal. Segundo a SOMAR Meteorologia, a última chuva expressiva em Brasília foi no dia 7 de abril de 2010. Já são mais de 5 meses sem chuva e com isso o quadro de umidade do ar só piora na cidade.

No começo da tarde desta quarta-feira a baixa umidade do ar ficou um pouco mais crítica quando chegou a 5,1 % no aeroporto internacional Juscelino Kubistchek e pode ser conferida no site da aeronáutica: www.redemet.aer.mil.br. A última baixa da umidade do ar tinha acontecido no dia 05/09 quando bateu  6,7%.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a escala da umidade do ar se for inferior a 30% é considerada preocupante; entre 20% e 30% indicam estado de atenção; entre 12% a 20%, de alerta; e abaixo de 12%, estado de emergência.

De acordo com a SOMAR, não há previsão de chuvas para os próximos dez dias para a Capital Federal que vai continuar sofrendo com as consequências do tempo seco e das queimadas na região.

Últimas notícias

Buscar notícias